Inbound Marketing para vender mais e fugir da crise

O que é Inbound Marketing

A empresa HubSpot define Inbound Marketing como:

Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.

O método do Inbound Marketing é relativamente novo. Se baseia em compartilhar e criar conteúdo de qualidade que garanta o interesse de um determinado público. Utiliza-se técnicas de marketing online. Esse conjunto de ferramentas funciona como isca para atrair possíveis clientes quando estão a procura de determinado produto e/ou serviço.

Alguns especialistas afirmam que o Inbound marketing é dividido em três pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégia em Mídias Sociais. Mas, por outro lado, reduzi-lo a isso é um erro, pois o limite do Inboud Marketing é a criatividade do profissional.

Inbound Marketing Vs Outbound Marketing (Marketing online tradicional)

Para melhor entendimento do Inbound é necessário a compreensão do Outbound Marketing. Este último se refere ao marketing que estamos mais acostumados, o marketing invasivo. Aquela propaganda de revista que fica solicitando sua atenção, o comercial de TV que é transmitido no intervalo da novela. Basicamente enquanto o Inbound oferece algo que o consumidor quer e ganha sua atenção o Outbound utiliza técnicas mais agressivas para “roubar” a atenção do consumidor.

Essa imposição torna o Outbound Marketing com menor eficiência do que há anos atrás. O público, principalmente o internauta, é formado de consumidores mais seletivos e não aceitam interrupções.

Alguns dados dados comparativos:

  • O Inbound tem o custo 62% mais baixo que o Outbound Marketing.
  • Utilizando Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links espontâneos.
  • A média de retorno sobre investimento (ROI) gerado pelo Inbound Marketing é de 275%.
  • Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é indispensável para as empresas.
  • 86% das pessoas pulam os comerciais de TV e 84% dos usuários entre 25 e 34 anos, saíram de um site por causa de uma propaganda intrusiva e irrelevante.

Como funciona o Inbound Marketing

A grosso modo a principal função do Inbound Marketing é transformar usuários em leads (qualquer visitante que transmita compartilhe suas informações de contato em troca de conteúdo), leads em clientes e clientes em divulgadores utilizando uma metodologia específica para alcançar este objetivo.

Razões para você adotar o Inbound Marketing em sua empresa

  • Se sua empresa tem um site com blog com conteúdo relevante a tendência é conquistar 55% de tráfego a mais que seus concorrentes que não utilizam a mesma prática.
  • 70% dos usuários de internet utilizam sites de busca para encontrar o que desejam e clicando nos links orgânicos, ao invés dos links patrocinados. Esse números mostram a importância do site otimizado (SEO) para um bom posicionamento nos resultados da busca.
  • As técnicas de Inbound podem proporcionar um bom relacionamento com o visitante. Este visitante passará a ser um divulgador de sua marca, pelo simples fato de perceber a qualidade do conteúdo que lhe foi oferecido. Naturalmente ele se tornará um promotor de sua marca por uma questão de confiança.
  •  Aproximadamente 57% dos contatos realizados através da internet foram conquistado através blogs.
  • Estar nas redes sociais é indispensável para seu negócio, inclusive já abordamos este assunto em um post anterior (Por que minha empresa precisa estar no Facebook?).
  • O Inbound Marketing conhecer melhor o seu público e como atendê-lo melhor.

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