O básico de SEO: O que você precisa saber para começar

Que sentido faz você ter um site com um belo design se ninguém o encontra nos mecanismos de busca? Google, Yahoo e Bing estão pouco se importando para beleza do seu site. Eles se importam em saber se suas tags estão posicionadas no lugar correto, se os nomes dos arquivos e as urls são amigáveis (links permanentes), palavras-chaves e uma série de detalhes. Entender sobre todas essas coisas “chatas” podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio online. Aprenda o básico de SEO nesse breve artigo.

O que é SEO (Search Engine Optimization)?

O que é SEO?

SEO é o processo de incrementar o volume ou qualidade de tráfego orgânico (tráfego não pago, originado de mecanismo de buscas como Google, Bing e Yahoo) do seu site. Teoricamente quanto mais bem posicionado em uma busca seu site está, maior o número de visitas a partir daquela busca. SEO pode ser usando para diferentes tipos de busca inclusive busca por imagem, busca local, busca por video e outra.

Abaixo seguem algumas dicas para você aplicar o básico de SEO em seu site.

Dicas para você saber o básico de SEO e otimizar o seu site

  • Conteúdo de qualidade: Sua melhor opção é conteúdo. Nenhum tipo de otimização é eficaz se não for combinado com conteúdo único e de qualidade. Destaque as palavras-chaves referente ao tema do texto. O conteúdo deve ser compreensível de fácil leitura. Use palavras-chaves sabiamente. Ao escrever os textos, pense primeiro no seu leitor, não nos sites de busca.
  • Consiga backlinks em sites do mesmo tema e que tenham relevância. Não faça backlinks com qualquer página, apenas com sites relevante.
  • Pense em bons nomes para seus arquivos de imagem. O Google exibe tantos resultados de texto quanto imagens em suas páginas. Aplique palavras-chaves relacionada ao assunto no nome do seu arquivo de imagem, ao invés DSC1514.jpg utilize artista-famoso-na-praia-de-ipanema.jpg se você tiver uma foto de um determinado artista na praia de Ipanema. Não deixe de preencher o atributo alt tag e title tag de sua imagem, o que irá garantir uma melhor usabilidade e otimização para o seu ranking nas buscas.
  • Use links permanentes curtos e com palavras-chaves. Construa links permanentes compreensíveis. Ao invés de http://seusite.com.br/page-id=215/ utilize http://seusite.com.br/famoso-em-praia-ipanema/. Note que somente as primeiras quatro palavras chaves do link permanente são relevantes. O Google não se importará com as palavras que vierem em seguida.
  • Crie um sitemap em formato XML. Se sua página utiliza WordPress existem uma enorme quantidade de plugins que podem te ajudar com essa tarefa.
  • Destaque palavras-chaves no conteúdo do seu site. Utilize marcadores h1-h6 para destacar títulos nos cabeçalhos de um artigo ou em frases importantes. Use negrito também. Mas sem exagerar.
  • Não use Flash. Animações e introduções em Flash podem até ser bonitinhas, mas como já foi dito aqui anteriormente o Flash é invisível aos motores de busca e dentro de 2 anos estará em completo desuso.

Esta lista é uma parte de diversos critérios que o Google usa para determinar o ranking de sua página incluindo alguns menos conhecidos como idade do domínio, conteúdo duplicado, meta descrições e tags.

E por fim, mas não menos importante, uma última dica básica de SEO: Acima de tudo, concentre-se no conteúdo e no usuário do seu site.

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