Por que usar WordPress no site da minha empresa?

O que é WordPress?

WordPress é um CMS (Custom Management System) Open Source ou em bom português sistema gestor de conteúdo. Segundo o W3 Techs, esse sistema é utilizado por mais de 25% dos sites da web.

Breve histórico do WordPress

Desenvolvido por Matt Mullenweg, no ano de 2003, inicialmente para ser apenas uma plataforma simples de blog, por sua capacidade de utilizar plug-ins, teve suas características originais muito ampliadas. Atualmente o WordPress pode ser utilizado para desenvolver praticamente qualquer tipo de site, blog, podcast, etc.

O CMS atualmente é mantido pela empresa Automattic que conta com mais de 500 funcionários e, é também dona de outras ferramentas como, Gravatar, Cloudup, Vaultpress e Woocommerce.

Vantagens do WordPress

Interface simples e amigável

O WordPress oferece uma interface de uso simples e amigável em comparação a outros sistemas de gerenciamento de conteúdo. Depois de efetuar login no WordPress, você irá ver o Painel Administrativo onde você pode mudar vários elementos do site sem necessariamente saber nada de HTML, PHP ou qualquer outra sigla estranha a você.

Variedades de Plug-ins, Temas e Widgets

A biblioteca de temas e plug-ins do WordPress fica cada vez maior. Na página de plugins do WordPress é possível encontrar mais de 42000 plugins disponíveis, e na página de temas a variedade é muito grande.

Segurança

Quando falamos em internet nada é impossível de invadir, mas a equipe e comunidade do WordPress trabalham sem parar em busca de falhas de segurança. O número de atualizações que são disponibilizadas é muito grande, e quase todas elas são relacionadas a segurança da plataforma.

Gratuito e de código aberto

O CMS é gratuito e de código aberto. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode trabalhar com ele, qualquer um com conhecimento pode desenvolver plugins para o sistema, garantindo uma grande oferta de módulos para as mais variadas necessidades.

Comunidade de usuários entre as maiores da Internet

Atualmente, a comunidade do WordPress é uma das maiores da internet. Se você encontrar algum problema com o sistema, não se preocupe! Sem dúvida, algum outro usuário já passou pelo mesmo problema e a solução está em algum lugar dos vários blogs e fóruns dedicados ao CMS.

Amigável para SEO

Segundo o Google SEO é :

um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

O WordPress possui uma estrutura e ferramentas que facilitam a organização de conteúdo, possibilitando estruturar URLS amigáveis, Meta Tags, Redirecionamentos, Sitemap XML, Breadcrumb.

Fácil integração com redes sociais

Por fim, mas não menos importante, através de plugins e tags OpenGraph (Facebook) é possível realizar a integração do total do seu site com as principais redes sociais (Twitter, Facebook, Pinterest, Instagram, etc).

Eu poderia citar outras diversas vantagens desta fantástica ferramenta, mas essas são as que considero mais relevante para o usuário comum.

2 Comentários

Deixe seu comentário


Ganhe um mês grátis de e-mail corporativo ou hospedagem.

Assine nossa Newsletter e ganhe!
Nome
Email
Não utilizaremos seu e-mail para fazer Spam