×

Como estudar online durante a quarentena? Veja 6 dicas!

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, os estudantes tiveram que repensar como estudar online. Isso porque, a COVID-19 afetou todas as instituições de ensino, modificando toda a rotina.

Para te ajudar, veja 6 dicas de como estudar online durante a pandemia. Dessa forma, você coloca seus estudos em dias, e cria uma rotina para não perder nenhum conteúdo. Confira!

Veja o que precisa estudar para fazer o vestibular online Estácio.

Como estudar online em 6 dicas
Como estudar online em 6 dicas – Imagem: Pixabay

Dicas de como estudar online

Com a paralisação das escolas e cursinhos, os alunos ficam preocupados com esse prejuízo na rotina e nos estudos. Apesar de ser bem válida essa preocupação, o momento agora é de se cuidar, e encontrar maneiras de contornar isso.

Confira as dicas de como estudar online, aproveitando o ambiente seguro dentro de casa. E ainda, com mais tempo para focar nas matérias – já que não tem o deslocamento até a escola.

Rotina

Essa é uma das dicas mais importantes de como estudar online. Sem ter uma rotina, de acordar num mesmo horário, tomar café da manhã, se trocar e começar as atividades seguindo os conteúdos, os estudos não funcionam. É preciso disciplina para seguir um cronograma todos os dias.

O lado positivo disso, é que você define seus horários, quando fazer pausas e quando terminar. Uma boa dica é dividir o conteúdo programado para aquela semana, em alguns dias que você julgue necessário – deixando pelo menos um para descanso.

Crie um espaço

Parece besteira, mas escolher um local para ser seu “cantinho do estudo” faz muita diferença. Procure um espaço longe das pessoas, principalmente, da TV. Que seja o mais quieto possível e que tenha o mínimo de distração.

Para cada estudante, esse ambiente será distinto, pois, as pessoas se focam de maneiras diferentes. E está tudo bem com isso. Só lembre de procurar evitar deixar perto aquelas coisas que te distraem, e que seja em um espaço onde você consiga ficar só.

Determine um tempo

Uma boa dica de como estudar online é determinar quanto tempo por dia você irá passar focado nos estudos. Isso varia de pessoa para pessoa, então procure planejar os seus horários com base nos conteúdos programados para aquela semana, ou mês.

Lembre-se que ficar o dia todo estudando só piora o armazenamento de informações do seu cérebro. É importante ter intervalos para refeições e descanso. Em geral, o ser humano consegue focar num mesmo objeto de 50 minutos a 1h30. Por isso, fazer pausas é essencial para render mais. 

Se você trabalha, separe poucos minutos durante a semana, e deixe mais tempo no final de semana para focar nos estudos. Como falamos, isso varia conforme as outras atividades que a pessoa tem que fazer, o grau de dificuldade na matéria, a quantidade de estudos, etc.

Cronograma

Com o tempo já separado para os estudos, é importante que você separe o que vai estudar por dia, quais exercícios precisa terminar, ou até que capítulo do livro precisa ler. De novo, isso varia muito. Então é importante que você faça essa gestão do cronograma x tempo.

Se te ajudar, crie um cronograma de plano de estudos – pode ser com uma tabela no excel ou feita a mão. Isso te ajuda também na questão do foco, pois quando acordar, você já sabe exatamente o que tem que fazer naquele dia – pense como se estivesse frequentando as aulas normais, já que os professores sempre têm um plano de estudos para todos os dias.

Com esse planejamento, as chances de trazerem resultados positivos para seu estudo aumentam. E você pode dividir por matérias, por prazos, por preferência. O que ficar melhor.

Outra dica para ajudar em como estudar online é riscar as atividades feitas. Isso ajuda a ter consciência do trajeto, e a ver suas vitórias. Além de ter a sensação de “dever cumprido”.

Postura

Muito importante para todos aqueles que estão fazendo suas atividades em casa é: cuidado com a postura. No espaço que você separa para se focar nos estudos, coloque uma cadeira confortável, e tente deixar o caderno ou notebook numa altura adequada para seus ombros.

Pode não parecer, mas relaxar a postura prejudica no seu rendimento ao longo dos dias – principalmente quando já são semanas em quarentena. Ficar em posições desconfortáveis, faz com que o aluno se sinta cansado mais facilmente.

Uma dica boa é sempre que fizer uma pausa, levantar-se, esticar as pernas, alongar todo o corpo. Tente se mexer, e fazer aqueles exercícios de laboral.

Tenha equilíbrio

Essa é uma das dicas de como estudar online mais importantes. Afinal, ter uma educação é essencial para todos, mas não pode ser seu único foco. Até porque, como já falamos, o ser humano não consegue ficar concentrado por muito tempo.

Por isso, não se sinta pressionado por fazer pausas, intervalos, ou até ficar um dia sem estudar. Está tudo bem, e isso faz com que seu corpo recupere as forças, ajudando a reter mais informações.

Pare por uns minutos para conversar com um amigo ou familiar, levante e vá até à cozinha – é muito importante estar hidratado e alimentado. Isso ajuda muito nos estudos.

Com essas dicas de como estudar online durante a pandemia, você pode voltar a uma rotina acadêmica mais leve e focada.

Não deixe de conferir nossas outras dicas no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.