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Dicas de aumentar suas vendas no e-commerce de forma exponencial

A tecnologia levou os empreendimentos comerciais a um novo patamar, em que o e-commerce passou a ser uma realidade para muitas empresas. 

Entretanto, muitos empreendedores ainda pecam em pontos estratégicos na construção da base de clientes, ou mesmo na oferta de produtos direcionados a um público-alvo distinto.

Por isso é importante entender do que se trata o e-commerce, quando uma empresa precisa começar a investir nesse setor de vendas, e como gerenciar em conjunto com um empreendimento físico.

Separar esses dois modelos de negócio é essencial, porque as lojas virtuais possuem uma dinâmica completamente diferente das lojas físicas, mesmo que possam ser consideradas em conjunto. 

O e-commerce começa a partir do momento que uma empresa possui bens de consumo que podem ser oferecidos ao público. 

Em paralelo é preciso construir um site que possa receber os pedidos, ou então fazer parte de marketplaces, locais onde se reúnem diversas empresas. 

Diferente de uma loja física, o e-commerce tem como vantagem atender os clientes de maneira virtual, muitas vezes sem qualquer contato entre vendedor e comprador, a não ser na hora da entrega.

É preciso entender qual o alcance que a empresa pode atender. No caso de produtos de consumo instantâneo, como alimentos preparados, lanchonetes, restaurantes e pizzarias, o atendimento precisa ser regionalizado.

As empresas que estão presentes no ambiente virtual e que vendem produtos e bens de consumo duráveis podem ampliar a área de entrega. Dessa forma, precisa contar com um serviço de logística apurado e muito bem estruturado.

De qualquer forma, esse tipo de empreendimento vem crescendo a cada ano que passa, pois já há uma geração que está crescendo em conjunto com a evolução tecnológica. 

Tablets e celulares fazem parte do dia a dia da sociedade, a tecnologia está presente em todos os cantos, e isso precisa ser considerado.

Basta lembrar que, mesmo uma passagem de ônibus, trem ou metrô pode ser adquirida por meio de aplicativos ou pontos de venda totalmente eletrônicos. 

Portanto, não se pode ignorar a mudança de hábito dos consumidores e toda a transformação que isso implica na vida das pessoas.

A seguir serão apresentadas 8 dicas que podem ajudar quem está pensando em investir no e-commerce, ou já está presente nesse modelo comercial e sempre procura por novidades.

Tenha o site em plataforma adequada

Dicas de aumentar suas vendas no e-commerce de forma exponencial
Caixa foto criado por mego-studio – br.freepik.com

Da mesma forma que as empresas precisaram se adequar à automação de máquinas industriais, o setor comercial precisa se adaptar às transformações propostas pelas novas tecnologias. 

Sendo assim, é preciso ter um site desenvolvido para que possa ser responsivo a quem o utiliza, no dia a dia, para fazer compras ou mesmo tirar dúvidas. 

Toda a estrutura do e-commerce pode ser baseada em uma plataforma pré-existente. 

Nesse caso é importante destacar que é preciso garantir a segurança do ambiente virtual, levando em consideração que existe a LGPD (Lei Geral de Proteção Digital), vigente em todo Brasil.

Uma plataforma digital eficiente precisa garantir o funcionamento pleno, conforme o número de acesso de clientes a cada dia que passa. 

Por isso é preciso garantir a otimização do empreendimento em pontos estratégicos como:

  • Cadastro de clientes e produtos;
  • Certificado de segurança;
  • Controle de estoque;
  • Facilidade de pagamento digital;
  • Gerenciamento de logística.

Há modelos gratuitos e pagos para a construção de um site. Contudo, é importante garantir a segurança com uma plataforma mais adequada e próxima ao tipo de público que será atendido ao longo do tempo.

Conte com uma equipe de atendimento treinada

É certo que, em se tratando de um e-commerce, o cerne deve estar centrado nas facilidades que a tecnologia proporciona, evitando ao máximo qualquer tipo de contato humano. 

O que acontece é que muitas vezes o consumidor sente a necessidade de esclarecer dúvidas diretamente com a empresa ao qual está sendo atendido. 

Muitos escritórios recorrem ao aluguel de multifuncional SP e, após a contratação com uma empresa especializada, é necessário combinar a instalação e a prestação de serviços de manutenção.

Por isso é importante que toda empresa que presta serviços contar com uma equipe de atendimento preparada para solucionar qualquer tipo de problema que o cliente apresenta. 

Ofereça uma serviço além do esperado

Dessa forma, o serviço deve ir além do esperado pelo cliente, mesmo se tratando de um e-commerce focado no ambiente virtual. 

A humanização no atendimento e nos serviços prestados não deve ser perdido, e isso deve ser aparente no próprio marketing digital que a empresa realiza. 

Assim, a distribuição de brindes personalizados São Paulo pode ser um primeiro passo para que as pessoas tenham acesso à empresa, a fim de conhecer o que tem a oferecer, quais os produtos ou serviços que podem ser encontrados no e-commerce.

A disponibilidade de canais de comunicação em diferentes ambientes, do telefone ao e-mail, das redes sociais ao mensageiro eletrônico, todos devem ser apresentados de maneira que o serviço de atendimento supere as expectativas dos clientes. 

Fidelize os clientes com marketing digital

Essa pluralidade de comunicação, estando presente na vida dos clientes de forma contínua, ajuda na fidelização dos clientes, ainda mais empregando o marketing digital de maneira adequada.

Uma empresa que faz a elaboração de programas ambientais para construtoras e incorporadoras imobiliárias precisa trabalhar o marketing B2B (Business To Business), ou seja, de empresa para empresa. 

O marketing digital deve ser direcionado utilizando modelos específicos de comunicação, com estratégias que funcionam para a fidelização dos clientes.

Isso pode ser empregado por outros empreendimentos comerciais, utilizando ferramentas de divulgação como o e-mail marketing. 

Para se ter uma ideia, essa forma de envio permite apresentar:

  • Newsletters;
  • Ofertas e promoções;
  • Oportunidades de negócio;
  • Programa de fidelidade.

Essa ferramenta permite levar os clientes para pontos estratégicos que ajudam na venda. 

Assim, é preciso ficar atento às solicitações de cancelamento, para não encher a caixa de entrada do público e se tornar uma empresa que envia spams, visto que isso pode prejudicar toda a relação e até as próximas ações da marca.

Esteja presente onde o cliente está

O mundo virtual é amplo e deve ser explorado ao máximo para que uma empresa esteja presente na vida dos consumidores. 

As redes sociais passaram por mudanças significativas desde a sua chegada até o ponto em que se encontra nos dias atuais. Inclusive, nesse processo, muitas se adaptaram para receber postagens publicitárias, ou seja, para a divulgação de marcas, produtos e serviços. 

Se o gerente de um estabelecimento comercial quer saber o valor câmara fria restaurante preço pode ser apresentado em uma postagem em que o algoritmo leva até esse público, de maneira natural e orgânica.

A capa de um livro pode aparecer na linha do tempo de pessoas que fazem parte de comunidades e clubes de leitura. 

Apenas a menção de um autor ou uma editora pode funcionar para o marketing digital por meio do SEO (Search Engine Optimization).

Mantenha um site adaptável a tecnologia móvel

A prática de SEO está alinhada ao que se digita em um celular, ou nos sites de busca das redes sociais e de outras plataformas digitais.

Sendo assim, é importante garantir que o site esteja adaptado para os aparelhos móveis, pois nunca se sabe quando será necessário pesquisar sobre o serviço de dedetização RJ Zona Norte.

Essa facilidade se justifica pelo alto número de equipamentos eletrônicos que estão em poder da população.

Apenas de celulares, são milhões de aparelhos, sendo que muitas vezes, são a única forma de acesso à internet desses usuários.

Siga um cronograma de divulgação de ofertas

As promoções fazem parte da rotina de qualquer empreendimento comercial. No e-commerce não seria diferente, mesmo que seja para atrair os consumidores quando estiverem com acesso aos serviços propostos.

Durante as compras de fim de ano, por exemplo, uma empresa valet em São Paulo pode formalizar uma parceria com lojas e restaurantes em uma região comercial. 

A propaganda digital de cada estabelecimento pode destacar a facilidade de acesso e a preocupação com a segurança do cliente, por exemplo.

O cronograma de ofertas pode seguir períodos sazonais, com as estações do ano, ou então os feriados nacionais, estaduais e municipais. 

Converse com os clientes e busque referências

Por falar em segurança, quando uma loja que oferece produtos como Insulfilm antivandalismo preço de mercado, isso precisa ser divulgado na plataforma do e-commerce evidenciando os benefícios e importância de contar com esse tipo de material.

Dessa forma, é preciso compreender que a construção de um site voltado para o e-commerce é apenas um passo no sucesso comercial. É preciso estar presente em forma de propaganda em outros locais, como:

  • Banners digitais;
  • Experiência do cliente;
  • Links patrocinados;
  • Postagens.

A partir da conversa com um cliente é possível adaptar o testemunho e convertê-lo com a propaganda. Há muitas referências que podem ser aplicadas nos pontos apresentados. 

Conclusão

O marketing digital é essencial para todas as empresas que estão presentes no mundo virtual, e isso pode ser explorado das mais diferentes formas, desde que seja com criatividade e seja traçado conforme os objetivos visados.

A partir do momento que o consumidor está adaptado às soluções proporcionadas pelas empresas, cabe atender de maneira ágil e de acordo com as especificidades do negócio em que se empreende.

Acompanhar os resultados de uma estratégia de marketing é imprescindível, assim como o número de vendas dentro de períodos determinados, como mês a mês, semestralmente e anualmente.

Isso ajuda a compreender os anseios e costumes dos consumidores, além dos produtos que são mais procurados por causa da sazonalidade. 

Até mesmo as novidades que são apresentadas em cada lançamento da estação devem ser mensuradas. 

Dessa forma é possível manter um modelo de e-commerce sustentável financeiramente, e que atenda de forma garantida o público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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