×

HTML5, CSS e Javascript: o que cada um significa?

Para construir um site completo, com todos os recursos disponíveis para oferecer aos clientes, um bom desenvolvedor precisa saber todas as funcionalidades da linguagem de marcação conhecida como HTML5 e as outras que formam a base do desenvolvimento web, como o CSS e o JavaScript.

HTML5, CSS e Javascript: o que cada um significa?

Todas essas linguagens citadas são conhecidas como linguagens de programação client-side ou front-end, ou seja, são aquelas em que apenas o seu navegador vai entender e processar os dados.

O HTML, CSS e JavaScript são linguagens client-side.

Já as linguagens de programação server-side ou back-end são as que o servidor – “server” – entende e processa, por isso também o nome “back”, que é a programação que está atrás e o cliente não vê. O “front” ou “client” como o nome já diz está na frente, no visual, onde o cliente enxerga.

Alguns exemplos de linguagem server-side são:

  • Java
  • PHP
  • Python
  • C++
  • Ruby

É importante ressaltar que o JavaScript não tem nada a ver com Java, os nomes são parecidos, mas seus objetivos são totalmente diferentes. O JavaScript é uma linguagem de programação client-side usada para controlar o HTML – linguagem de marcação – e o CSS – linguagem de folhas de estilo.

O HTML fica com a parte estrutural do documento, o CSS é usado para deixar o site mais estilizado, visivelmente bonito e agradável e o JavaScript manipula todo o comportamento da página. Sabe aquele momento em que você está navegando em um site e você passa o mouse no menu e aí aparece um submenu com diversos itens? Quem faz essa funcionalidade, ou seja, o submenu aparecer e funcionar é o JavaScript.

Diferente do que muita gente pensa, o JavaScript não foi criado pelo W3C – consórcio que padroniza a linguagem HTML. O criador foi Brendan Eich e o primeiro nome da linguagem era LiveScript, logo depois mudou para JavaScript.

O JavaScript é uma linguagem mantida pela ECMAEuropean Computer Manufacturers Association -,onde você encontra a documentação oficial da linguagem. No entanto, os melhores ensinamentos e tutoriais sobre a linguagem são encontrados na web em geral.

JavaScript com HTML5

O desenvolvimento web funciona basicamente em camadas e as principais delas são as três que citamos acima: primeiro o HTML que faz a parte de conteúdo da página, o CSS que faz a formatação do site e o JavaScript que é o comportamento.

Normalmente o uso do JavaScript fica depois do HTML e CSS, já que ele dá toda a movimentação, todo o tipo de ação para o conteúdo da página. Por isso a linguagem é conhecida como linguagem de comportamento. Ele é a terceira camada de todo esse processo de desenvolvimento.

Vamos agora aprender a integrar os códigos do JavaScript em um documento HTML5.

Como todas as linguagens, o JavaScript passou por várias atualizações e evoluções para chegar onde chegou e, por isso hoje está mais fácil aprender uma linguagem do que antigamente.

Basicamente, como o nome da linguagem já diz, o seu principal elemento é o termo “script”. Dentro do documento HTML, entre os elementos de abertura e fechamento de “body”.

Viu como é fácil? Realmente as linguagens front-end são mais tranquilas de aprender, você precisa apenas de dedicação e prática. Depois de inserir esses códigos HTMLe o “script” do JavaScript no seu bloco de notas, você já terá o seu primeiro código da linguagem no seu documento.

No momento em que você abrir o documento no seu navegador, o alerta Hello World! irá aparecer, legal não é mesmo?!

Existem muitos cursos online no mercado que ensinam desenvolvimento web, principalmente sobre as linguagens mencionadas, vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.